💻 Purũgamariçawa Nhẽẽgaetá Ayurí
O Nhẽẽgatu ainda não tem um vocabulário técnico tão extenso quanto outras linguagens. Nessa postagem, eu tento traduzir termos da área da computação, comparando com os equivalentes em Inglês e em Português. Como as palavras nessa área normalmente são criadas e comunicadas em Inglês, muitas linguagens, inclusive o Português, as tomam emprestadas. Por isso, eu escolhi deixar de fora alguns termos que, em muitos idiomas, também são empréstimos do Inglês. Exemplos: bug, frontend, backend, framework, software, etc.
Nhẽẽgatu ti urikú nhẽẽgaetá tekinu tereçemú mayé amũ nhẽẽgawaetá raĩ. Kuá post upé, açaá asinimukanhẽẽga kũputarawaçawa rẽdawa nhẽẽgaetá, apurawaki aikú Ãnguru nhẽẽga yuçenaçawa açuí Kariwa nhẽẽga yara. Mayawé kuaetá nhẽẽgaetá i munhãwa açuí umbué Ãguru nhẽẽga rupí, nhẽẽgawaetá çetá, Kariwa nhẽẽga yuíri, taupuurú ãitá. Yawé reçewara apurawaka’ana amãtú yepeyepé nhẽẽgaetá nhẽẽgawaetá çetá taupuurú yuíri Ãguru nhẽẽga yara waá. Çãgawa rupí: bug, frontend, backend, framework, software, açuí amũ.
Purugãma
- Ãguru nhẽẽga: Program
- Kariwa nhẽẽga: Programa
Kũputarawa purugãma i çurimũana mayé yepé muakariwaraetá çanhanaçawa umũnhã murakiçawa yeperara waá. Muyemunhãçawa Miterawara Yepeçawa (Central Processing Unit – CPU) umuyemunhã yepé purugãma. Microsoft Word yepé purugãma nũgaraçawa. Aé pinimaça ediçawa purugãma açuí uxiari puruçaraetá umũnhã açuí ueditari dukumẽtuetá. Putasiçaraetá yãdé yapurú waá purugãmaetá yuíri, mũnhãgira pirí taupitimũ yãdé yaputasi ĩterneti upé.
Um programa de computador é definido como uma coleção de instruções que executam tarefas específicas. A Unidade Central de Processamento (Central Processing Unit – CPU) executa um programa. O Microsoft Word é um exemplo de programa. Ele é um programa de edição de textos e permite que usuários criem e editem documentos. Os navegadores que usamos também são programas, feitos para nos ajudar a navegar na Internet.
Yepeyepé purugãma taumugatú’ana uperawara sitẽma upé.
Piámũgitaçawa
- Ãguru nhẽẽga: Algorithm
- Kariwa nhẽẽga: Algoritmo
Yepé kũputarawa piámũgitaçawa muakariwaraetá ayurí, mũnhãgira pirí upiámũgitá yepé puxima yeperara. Puxima pupuya rãma, mayé uapari mukũi papaçawaetá, õ iwaçú rãma, mayé umũnhã ruáwara kukuauçawa.
Um algoritmo de computador é um conjunto de instruções feito para resolver um problema específico. O problema pode ser simples, como somar dois números, ou complexo, como fazer reconhecimento facial.
Yupinimaçawa
- Ãguru nhẽẽga: Code
- Kariwa nhẽẽga: Código
Yupinimaçawa õ çatariwara yupinimaçawa udeskiriweri yepé muakariwaraetá ayurí mũnhãgira upurú uikú purugamariçawa nhẽẽga yeperara tekôetá, mayé Java, C++ õ Python.
O código ou código fonte descreve um conjunto de instruções feitas usando as regras de uma linguagem de programação específica, como Java, C++ ou Python.
class Yucaagawa {
public static void main(String args[]) {
System.out.println("Howa ara!");
}
}
Rãgauçawa nhẽẽga
- Ãguru nhẽẽga: Markup language
- Kariwa nhẽẽga: Linguagem de marcação
Yepé rãgauçawa nhẽẽga i pupuya reté açuí yawá xawínhẽẽgawa yuí tag-etá ĩtiwaçu uĩtẽderi çupé çuiwara. Aé uçurimũ opaĩwara maãgawa sowa çupé açuí i kũteudu. Rãgauçawa nhẽẽga sikuawa píri Hypertext Markup Language (HTML), Extensible Markup Language (XML) açuí Standard Generalized Markup Language (SGML).
Uma linguagem de marcação é bastante simples e é composta por palavras-chaves e tags fáceis de entender. Ela define a visão geral de uma página e o seu conteúdo. As linguagens de marcação mais conhecidas são Hypertext Markup Language (HTML), Extensible Markup Language (XML) e Standard Generalized Markup Language (SGML).
<!DOCTYPE html>
<html>
<body>
<p>Kuá yepé pinimaça.</p>
<p>Kuá amũ pinimaça.</p>
</body>
</html>
Muakariwara nimũ rẽdawa
- Ãguru nhẽẽga: Command-line interface
- Kariwa nhẽẽga: Interface de linha de comando
Muakariwara nimũ rẽdawa nhũtu upurú pinimaça pirí kumãdari yepé kũputarawa. Yãcé ti aikué ukenaetá õ rĩbiáetá, yapurú nhũtu tekiçawa. Té akayuetá 1980, muakariwara nimũ rẽdawaetá ĩteratiwowara rupiçawa waçupíriwarakuéra kũputarawaetá irũ apírawara rupí. Mari apírawaraetá taupurú raĩ kuireramé, xipesiawa kũputarawaetá açú upé, miaçuwa çera.
A interface de linha de comando usa apenas texto para comandar um computador. Como não janelas ou botões, nós usamos apenas o teclado. Até os anos 1980, interfaces de linha de comando foram a principal forma de interação com computadores usando o terminal. Mas os terminais ainda são usados atualmente, especialmente em grandes computadores, chamados de servidor.
Yepé apírawara kuíriwara.
Sinimuçawa
- Ãguru nhẽẽga: Compilation
- Kariwa nhẽẽga: Compilação
Murakiwara purũgama munhãgawa i çurimũana mayé sinimuçawa. Sinimuçawa rupí, kũputarawa umurú ukuau açuí upuraki yepé purũgama ti upurú uiku software upurúwera pirí umũnhã aé.
A criação de um programa executável é definido como compilação. Por meio da compilação, o computador pode entender e executar um programa sem usar o software usado para fazê-lo.
Kũdiwara
- Ãguru nhẽẽga: Conditionals
- Kariwa nhẽẽga: Condicional
Kũdiwaraetá purugamariçawa nhẽẽga yũreçawa. Ãitá tauxiari yupinimaçawa upiápurawaka mãã umũnhã. Kũdiwaraetá tẽnhẽ umbirári yepé Çupiwara (TRUE
) õ Ipoitewa (FALSE
). Piragaça kũdiwaraetá tauyemuatírikuau kũdiwara yepewa pupé, ramé çepí mpawa TRUE
õ FALSE
.
Os condicionais são uma funcionalidade da linguagem de programação. Eles permitem que o código decida o que fazer. Os condicionais sempre geram um Verdadeiro (TRUE
) ou Falso (FALSE
). Vário condicionais podem ser combinados em um único condicional, desde que o resultado final seja TRUE
ou FALSE
.
Sinimúĩmaçawa
- Ãguru nhẽẽga: Constants
- Kariwa nhẽẽga: Constantes
Yepé sinimúĩmaçawa nhẽẽgawa uçaiana udeskiriweri çupé yepé çepí ti usinimuka waá purũgama murakiçawa ramẽ, ãmurupí yepé muturiéwera. Sinimúĩmaçawaetá ti tausinimukakuau açuí upitá kurí tẽnhẽ kuá yawé çepí irũ. Ãitá papaçawa, tita õ string rãma.
Uma constante é um termo usado para descrever um valor que não muda durante a execução do programa, ao contrário de uma variável. Constantes não podem ser alteradas e sempre ficarão com o mesmo valor. Elas podem ser números, caracters ou strings.
Daduetá nũgara
- Ãguru nhẽẽga: Data types
- Kariwa nhẽẽga: Tipo de dados
Dadu nũgara yepé dadu yaradawa umbeú sinimuçara waá mayé purũgamariçara uputari upurú kuá dadu. Nũgaraetá sikuawa píri papaçawa, téuwara, booleani açuí tita.
O tipo de dado é a propriedade de um dado que informa o compilador como o programador pretende utilizar o dado. Os tipos mais conhecidos são números, decimais, booleanos e caracteres.
Yuçana
- Ãguru nhẽẽga: Loop
- Kariwa nhẽẽga: Laço
Yuçana muakariwaraetá ayurí umũnhãyuri waá muyemũnhãçawa tenhé té yepé kũdiwara i mumutawa açuí aé ukaripuãmu muakariçawa umitú çupé. Mairamẽ kũdiwara i mumutawa nẽmaramẽ, yãdé yarikú upawaĩma yuçana. Waçupíriçawa ruêetá upé, yawá yepé purũgama puxima mumewé kũputarawa waá. Yuçanaetá taumaãana mayé yepé ideyaetá epywara açuí muruaçú píri suí purugamariçawa upé.
Um laço é um conjunto de instruções que repete o mesmo processo até uma condição ser satisfeita e ele receber a ordem para parar. Quando a condição nunca é satisfeita, nós temos um loop infinito. Na maioria das vezes, isso é um problema no programa que deixa o computador lento. Laços são vistos como um dos conceitos mais básicos e poderosos em programação.
Mupuíriçawa
- Ãguru nhẽẽga: Exception
- Kariwa nhẽẽga: Exceção
Mupuíriçawa aramẽça tiçarũana açuí titekôwara tauçuãti’ana waá purũgama murakiçawa ramẽ. Yepé mupuíriçawa nũgara purũgama uçaá uleri arkiwo disku çuí ramẽ, mari ti aikué kuá arkiwo. Mupuíriçawaetá taupuraĩ taumuéu yawáetá yupinimaçawa çuí uamatuka çupé yawiçawaetá manũwara.
Uma exceção é uma situação inesperada e anormal que é encontrada durante a execução do programa. Um exemplo de erro é quando o programa tenta ler um arquivo do disco, mas esse arquivo não existe. Exceções precisam ser removidas do código para evitar erros fatais.
Xawínhẽẽgawa
- Ãguru nhẽẽga: Keyword
- Kariwa nhẽẽga: Palavra-chave
Nhẽẽgawaita makuana purugamariçawa nhẽẽga rupí õ purugama rupí taurikú siginiçawa xipesiawa waá yakuau xawínhẽẽgawa. Taumiaçú taumunhã murakiçawaetá yeperara çupé. Purugamariçawa nhẽẽga biũ taurikú yepé xawínhẽẽgawa ayurí, ti taumurú muturiéwera mayé waá.
Palavras reservadas por uma linguagem de programação ou por um programa, que têm significado especial, são chamadas de palavras-chaves. Elas servem para executar tarefas específicas. Cada linguagem de programação possui um conjunto de palavras-chave, as quais não podem ser usadas como variáveis.
Uperapura
- Ãguru nhẽẽga: Operand
- Kariwa nhẽẽga: Operando
Yapurú uperapura pirí yamukamẽ maéetá, uperaçaraetá amũrupí tausinimukakuau, waá. Yuikaçawa upé A + B + C
, A
, B
yuí C
uperapura.
Um operando é um termo usado para indicar objetos que podem ser manipulados usando diferentes operadores. Na expressão A + B + C
, A
, B
e C
são operandos.
Uperaçara
- Ãguru nhẽẽga: Operator
- Kariwa nhẽẽga: Operador
Yapurú uperaçara pirí yamukamẽ maéetá tausinimukakuau waá uperapura amũrupí. Yuikaçawa upé A + B - C
, +
yuí -
uperaçara. Amũ uperaçaraetá ++
(apariçawa), --
(mumirĩçawa), =
(muaúçawa), !=
(amũrupiçawa) yuí >=
(çetapíri õ yawé).
Um operador é um termo usado para indicar objetos que manipulam diferentes operadores. Na expressão A + B - C
, +
e -
são operadores. Exemplos de operadores são ++
(incremento), --
(decremento), =
(atribuição), !=
(diferente) yuí >=
(maior ou igual que).
Muturiéwera
- Ãguru nhẽẽga: Variable
- Kariwa nhẽẽga: Variável
Muturiéweraetá, dadu sinimukakuau waá purũgama murakiçawa ramẽ. Yepé muturiéwera mãduariçawa retama. Kuá retama guardari dadu. Muturiéwera biũ taurikú çera mupukuarí waá mãduariçawa retama irũ.
Variáveis são dados que podem mudar durante a execução do programa. Uma variável é um local na memória. É este local que guarda os dados. Cada variável tem um nome que se liga ao local na memória.
Murakiçawaramẽ
- Ãguru nhẽẽga: Runtime
- Kariwa nhẽẽga: Tempo de execução
Murakiçawaramẽ, pukuçá purũgama çupí upuraki waá kũputarawa upé. Aé umupaurá purũgama rikuwé ara çuí, uyamukamẽ uikú kuirirupí miterupé purũgama murakiçawa yupirũgawa yuí kuirirupí OS õ puruwara waá umupawa aé.
O tempo de execução é quando o programa, de fato, executa no computador. Ele faz parte do ciclo de vida do programa, indicando o momento entre o início da execução do programa e o momento que o sistema operacional ou o usuário o encerra.
Yupinimaçawa Mukũiwara
- Ãguru nhẽẽga: Binary code
- Kariwa nhẽẽga: Código binário
Papaçawa mukũiwara kũputarawa rupiçawa umainã çupé yũbeusawa. Kũputarawa upuraki miriõetá 0-etá (putimaã-etá) yuí 1-etá (yepé-etá) kurimirĩ biũ upurú uikú tekôetá amũrupí ukuate çupé aĩtá mayepé papaçawa, tita, uperapura yuí opaĩ píri kũputarawa ukuatiákuau tela upé waá.
Um número binário é o modo do computador de representar informações. Os computadores processam milhões de zeros e uns por minuto usando diferentes regras para interpretá-los como números, caracteres, operadores e tudo mais que um computador pode desenhar na tela.
Munhãgawa ãbiẽti tereçemu
- Ãguru nhẽẽga: Integrated development environment
- Kariwa nhẽẽga: Ambiente de desenvolvimento integrado
Software mayé Visual Studio taukũyeçeri mayé munhãgawa ãbiẽti tereçemu õ IDE (ai-di-i), mamẽ ĩdé redijitari ne yupinimaçawa yuí repuraki ne purũgama waá. Pupuyarupí, yepé IDE software umupupuya yupinimaçawa kuatiaraçawa waá.
Softwares como Visual Studio são conhecidos como ambientes de desenvolvimento integrado ou IDE, que é onde você digita o seu código e executa os seus programas. Basicamente, uma IDE é um software que simplifica a escrita de códigos.
Visual Studio Code IDE mirawara reté kuíriwara.
Murakimaépura yũbueçawa
- Ãguru nhẽẽga: Machine learning
- Kariwa nhẽẽga: Aprendizado de máquina
Murakimaépura yũbueçawa muajiriçawa yepé kũputarawa umuraki maá tauyupinimaĩma çatãbika rupí. Kuá yepé tekukuaukatuçawa tekinuwara mumunhãgarakatuçawa yamẽẽ daduetá murakimaépura çupé waá yuí yaxiari aĩtá tauyũbué ayũ.
Aprendizado de máquina é fazer com que um computador execute algo sem que nós o programemos diretamente. Isso é uma especialização da inteligência artificial, onde nós damos os dados às máquinas e as permitimos que elas aprendam por conta própria.
Puçáetá neurariwara
- Ãguru nhẽẽga: Neural networks
- Kariwa nhẽẽga: Redes neurais
Murakimaépura yũbueçawa nhũtu mbué yepé piámũgitaçawa. Pirí mbué piámũgitaçawa, taupuraĩ puçáetá neurariwara. Kuáetá piámũgitaçawa ayurí epíwa puçáetá neurariwara biorojiwara piari.
Aprendizado de máquina é apenas treinar um algoritmo. Para treinar algoritmos, precisamos de redes neurais. Elas são um conjunto de algoritmos baseados em redes neurais biológicas.